top of page
  • Foto do escritorEduardo Oliveira

Fake News, Qual o impacto para sua imagem?

Um termo tão presente em nossa atual realidade, que é difícil acreditar que não o usássemos antes.


Pois bem, os menos antenados á Rede podem questionar: mas o que são Fake News?

Fake News nada mais é que a publicação de falsas notícias criadas com o intuito de ludibriar o leitor, fazendo-o acreditar que o que está sendo veiculado é uma verdade, quando sabe-se que não é.


O conceito de Fake News se popularizou á partir das eleições presidenciais norte americanas de 2016, quando pudemos presenciar a criação de várias notícias e artigos falsos sobre os candidatos, principalmente no tocante a candidata Hillary Clinton, o que acabou em parte por diminuir suas chances de vitória nas eleições desse ano.


Mas e qual o impacto das ditas Fake News para sua imagem e a imagem de seu negócio? O que isso pode acarretar para sua vida "offline"?


Segundo dados do provedor "terra", 96% das Fake News veiculadas no país são compartilhadas através das redes sociais, primordialmente via whatsapp, segundo levantamentos da PSafe, 8,8 milhões de notícias falsas foram compartilhadas nos últimos 3 meses pela plataforma.


Ao contrário do que se pensa, as fake news podem atingir não somente fatos e cenários de grande repercussão, mas também sua imagem pessoal ou de sua empresa.


O impacto trazido pela criação de uma notícia falsa sobre alguém pode ser devastadora, podendo acabar com sua reputação perante terceiros e consequentemente acarretar na perda de credibilidade, recursos financeiros e de valor da sua marca, as vezes sendo um fator preponderante para uma derrocada pessoal ou empresarial.


Nesse sentido, é necessário uma mudança na forma de compartilhar informação, uma vez que cada notícia compartilhada sem a devida checagem de veracidade, pode causar danos irreversíveis, levando quem compartilha a ser responsável juntamente com o autor.


Por isso, nada mais importante, em um mundo extremamente conectado, que se proteger de eventuais danos á sua imagem e de sua empresa, mitigando os riscos e se resguardando juridicamente de qualquer incidente que possa prejudicar sua marca e imagem pessoal.


Fique atento á seus direitos diante da exposição digital.


Quer mais conteúdo direcionado ao direito digital? Deixe seu comentário e sua sugestão, nossa equipe estará pronta a atender.


Uma excelente semana!

4 visualizações0 comentário
bottom of page