top of page
  • Foto do escritorEduardo Oliveira

UFMS abre inscrições para exame de revalidação de diplomas médicos



A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) está com inscrições abertas para o exame de revalidação de diplomas médicos, conhecido como Revalida.


Período de inscrições: 16 a 20 de janeiro, pela internet.

Para participar, o candidato deve ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil com diploma de graduação em Medicina expedido por uma instituição estrangeira reconhecida pelo Ministério da Educação. É preciso anexar o diploma na hora da inscrição.

O que é o Revalida?

O “Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida)”, como o próprio nome sugere, é um exame (prova) para validação do diploma de médicos formados fora do Brasil.

No exame são cobradas as cinco grandes áreas da Medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

As provas serão aplicadas nas cidades de Brasília, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Salvador e São Paulo.


Como é o processo avaliativo

O processo avaliativo é dividido em duas etapas eliminatórias aplicadas em momentos distintos: provas escritas e prova de habilidades clínicas. O exame é fundamentado na demonstração de conhecimentos, habilidades e competências necessárias ao exercício da medicina. A aprovação nas duas etapas é um demonstrativo da competência técnica (teórica e prática) do médico graduado para o exercício profissional.

(Informações extraídas do site https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/revalida).


No site do Revalida encontra-se um arquivo de provas das edições anteriores.


297 visualizações0 comentário
bottom of page