Eduardo Oliveira
Você Sabe o que é uma Opção de Compra?
Qual sua aplicação no âmbito das Startups?
Bom dia Caros Leitores, em nosso artigo dessa semana, temos como objetivo falar um pouco sobre a opção de compra.
Afinal, o que seria a opção de compra??
Pois bem, a opção de compra é um instituto já bastante conhecido no mercado financeiro, onde, de forma bastante simplista, se traduz no pagamento por parte de um investidor com o intuito de adquirir o direito de comprar no futuro, a um valor pré fixado, uma determinada ação.
Pois bem, trazendo para o ecossistema das startups, o instituto se evidencia da mesma forma, ou seja, eventual investidor, que possua interesse em uma startup, pode, como forma de operacionalizar os investimentos, celebrar um contrato de opção de compra, no qual efetuará o pagamento de um valor com o intuito adquirir em tempo futuro a um valor pré fixado, participação societária na startup investida.
Essa modalidade de investimento possui como grande vantagem a redução dos riscos financeiros advindos do início de operação, tornando-se um risco "controlado", além disso, essa modalidade se destaca pela não incidência do IOF (imposto sobre operações financeiras).
Entretanto, deve-se ter cuidado na escolha do melhor mecanismo para a realização de investimentos, vez que, no caso da opção de compra, as condições para que se opere a opção devem estar previamente acordadas, bem como pré fixarem um valor e termo para a realização da opção.
Enfim, diante dos mais variados instrumentos para captação/aporte de investimentos, é de extrema importância uma análise criteriosa da modalidade de investimentos e dos instrumentos, sempre com o auxilio de um profissional especializado para resguardar os interesses dos contratantes.
Uma excelente quinta feira!
OBS: O presente artigo não possui viés de consultoria jurídica, devendo cada caso ser analisado em suas particularidades, tratando-se somente de um artigo com caráter informativo.